sábado, 21 de novembro de 2009

Número recorde de municípios se mobilizou para definir estratégias para a política pública cultural

II Conferência Nacional de Cultura


Segundo levantamento realizado pela Coordenação Executiva da II Conferência Nacional de Cultura (II CNC) revela que 2.529 municípios brasileiros realizaram conferências locais. Com relação à primeira edição da iniciativa, promovida pelo Ministério da Cultura, em 2005, houve um aumento de 112% - naquele ano, apenas 1.192 municípios se envolveram no debate cultural.
Para o coordenador executivo da II CNC, João Ribeiro, o resultado é inédito e, provavelmente, “não foi atingido por nenhuma outra conferência realizada no país”. A afirmação refere-se aos diversos fóruns que vêm sendo propostos pelo Governo Federal nesses últimos sete anos.
Os números também mostram que dois estados, Acre e Roraima, que não participaram da I Conferência Nacional de Cultura, conseguiram mobilizar 100% dos seus municípios durante as etapas preparatórias ao evento, a ser realizado de 11 a 14 de março de 2010, em Brasília.
Outros três estados chegaram a envolver cerca de 90% dos seus municípios: Bahia (88,48%), Ceará (89,13%) e Espírito Santo (89,74%). Na sequência vem Pernambuco com 78,37%, seguido pelo Rio de Janeiro e por São Paulo, que contaram com a participação de, respectivamente 55,43% e 49,3%.
Em números absolutos, a Bahia foi a unidade da Federação que alcançou a maior mobilização - 369 de seus municípios promoveram debates locais. Já em termos territoriais, o Nordeste, com a adesão de exatos 1.000 municípios, foi a região que obteve o melhor desempenho. Depois, Sudeste com 693, Sul com 603, Norte com 121 e Centro-Oeste com 112 municípios, mais o Distrito Federal.
Etapas Estaduais
Acre, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal se adiantaram e concluíram as discussões sobre os eixos temáticos e sobre o tema geral da Conferência - Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento -, definindo estratégias para a implantação de políticas públicas de Cultura durante seus debates.
As demais 24 unidades da Federação já definiram as datas e locais para a realização das suas conferências, o que deverá ocorrer até 15 de dezembro. Todas as sugestões das etapas municipais e estaduais serão levadas para o encontro nacional.
Saiba mais no Blog da II CNC: blogs.cultura.gov.br/cnc.

Em Sergipe podemos acompanhar os resultados e as discussões do município de Aracaju através do blog www.cmc-aracaju.blogspot.com.


(Divulgação: Comunicação Social/MinC)
(Fonte: Coordenação Executiva da II CNC)

Nenhum comentário: